Encontra Ipiranga

Museu de Zoologia no Ipiranga

Esqueleto no Museu de Zoologia da USP no Bairro IpirangaO Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista.

Em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870.
Esse acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio-monumento inaugurado em 1895 aqui no Ipiranga.

Nos 40 anos seguintes, muitos trabalhos foram desenvolvidos com o auxílio das crescentes coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas abrigadas no Museu Paulista.

Em 11 de janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, que sucedia a Seção de Zoologia do Museu Paulista.
Fosseis no Museu de Zoologia da USP no Bairro Ipiranga

Junto com a criação do Departamento de Zoologia, foi projetado um novo prédio para a coleção zoológica. Com o término da construção, em 1940-41, o acervo zoológico foi transferido para o edifício que hoje ocupa.

Em 1969, o Museu de Zoologia passou a fazer parte da Universidade de São Paulo e recebeu seu nome atual.

 

 

Museu de Zoologia no Ipiranga
Avenida Nazaré, 481 - Bairro do Ipiranga - São Paulo - SP
CEP: 04263-000
(11) 2065-8115

 





 
  Sobre o EncontraSPIpiranga
Fale com EncontraSPIpiranga
Anuncie no EncontraSPIpiranga
Cadastre sua Empresa no EncontraSPIpiranga (grátis)

Termos EncontraSPIpiranga | Privacidade EncontraSPIpiranga

Bandeira do bairro do Ipiranga