Encontra Ipiranga

Biblioteca Pública Roberto Santos no Ipiranga


Biblioteca Municipal Roberto Santos no IpirangaA Biblioteca Pública do Ipiranga foi inaugurada em 26 de novembro de 1953, nessa época, era localizada na rua Bom Pastor nº 1137 em um prédio alugado e adaptado, sendo no térreo a biblioteca circulante e no primeiro andar uma sala com mesas para 25 leitores. De acordo com a Secretaria da Educação e Cultura, o bairro foi escolhido para a instalação da 2ª biblioteca circulante da cidade por ser um núcleo bastante populoso e por contar com muitos estabelecimentos de ensino.

O novo prédio, situado à rua Cisplatina nº 505 e declarado de utilidade pública pelo decreto 5.949 de 24 de setembro de 1964, foi projetado pelo arquiteto Aluízio da Rocha Leão e inaugurado em 3 de abril de 1965. Possuia auditório com capacidade para 154 pessoas.

Em 1973 a biblioteca foi denominada Biblioteca Municipal Ministro Genésio de Almeida Moura, e em 2005 teve seu nome alterado para Biblioteca Pública Roberto Santos, em homenagem ao cineasta, roteirista e produtor de cinema brasileiro.

Auditório Biblioteca Municipal Roberto Santos no IpirangaEm 14 de junho de 2008, a biblioteca inaugura seu acervo temático de Cinema e retorna a programação de filmes. A escolha do tema partiu da vocação natural da biblioteca, que há mais de uma década é ponto de encontro de cinéfilos da cidade, com a tradicional sessão do Cineclube Ipiranga, todo sábado, com projeções de clássicos no formato 16mm. O auditório também foi reformado e passou a ter 101 lugares com mais conforto e ganhou um sistema de projeção eletrônica e de som de alta qualidade, exibindo Mostras com as mais variadas vertentes e estilos da sétima arte.

Para isso, o prédio foi reformado, ganhando nova ambientação. O projeto foi feito a partir da carreira e obra do diretor Roberto Santos. Foi criada uma linha do tempo do cinema brasileiro, no hall de entrada. Todo o mobiliário e a sinalização remetem a sets de filmagem. Há cadeiras de diretor de cinema com logotipo da biblioteca, equipamentos antigos de iluminação, câmeras 16mm, moviola e outros, que compõe uma exposição permanente.

Biblioteca Pública - Ipiranga
Rua Cisplatina, 505 - Bairro: Ipiranga
(11) 2273-2390 / 2063-0901

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br





 
  Sobre o EncontraSPIpiranga
Fale com EncontraSPIpiranga
Anuncie no EncontraSPIpiranga
Cadastre sua Empresa no EncontraSPIpiranga (grátis)

Termos EncontraSPIpiranga | Privacidade EncontraSPIpiranga

Bandeira do bairro do Ipiranga